Strona główna

O meu nome é Lidia Kostrzynska e criei a minha empresa, Szklana Pracownia, que significa, Oficina de Vidro.  

Apesar de iniciar o meu percurso como cientista, acabei por me dedicar ao trabalho artístico com o vidro. Talvez esta mudança esteja muito relacionada com o facto do meu avô ter sido fotografo e  trabalhar na transferência de fotografias para cerâmica, onde, utilizava uma técnica muito parecida com o vitral tradicional em que as pinturas vão também a uma mufla .

Quando comecei a trabalhar no meu atelier em 2006, utilizava essencialmente a técnica de vitral Tiffany, mas senti a necessidade de desenvolver outras técnicas de trabalho com o vidro como o vitral tradicional, o fusing, kiln casted glass, lampworking, escultura e mosaico de vidro.

Tenho sempre procurado aprofundar o meu conhecimento sobre as novas e antigas técnicas de trabalho com o vidro, permitindo-me depois utilizá-las juntas, consoante a minha criatividade e capacitando-me também para tornar realidade aquilo que os clientes têm em mente.

Ao juntar estas diferentes técnicas, acabo por criar trabalhos singulares como esculturas e paredes de vidros e janelas e candeeiros únicos ( ver galeria de trabalhos realizados).

Em 2016  vim a Portugal pela primeira vez para trabalhar com a ceramista Isabel Colher da Oficina Tardoz. Criámos um projeto juntas chamado ceramic & glass, em que desenvolvemos diferentes peças que combinavam o vidro com a cerâmica, nomeadamente, um candeeiro feito com estes dois materiais, uma travessa de vidro que fazia conjunto com pequenas taças de cerâmica para servir chá e azulejos de vidro . Foi nessa primeira viagem que decidi que queria vir viver e trabalhar para Portugal.

 Apesar de trabalhar a  maior parte do tempo na Polónia, tenho já desenvolvido diversos trabalhos e parcerias interessantes em Portugal, maioritariamente na área da educação:

Projeto Paisagens Comuns – Workshops e exposição dos trabalhos desenvolvidos por 60 alunos portadores de deficiência de duas escolas secundárias com ensino artístico de Lisboa e Viseu. Desenvolvido em parceria com as artistas portuguesas Alice Neiva e Raquel Strecht. – Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea em Viseu – 2020

– Dois dias de Workshop “Stained Glass Tiffany and beyond: from tradition to contemporaneity” ( Vitral Tiffany e muito mais: do tradicional ao contemporâneo ) para estudantes da Faculdade de Belas Artes, Lisboa Data?

Workshops de Vitral na Associação Giraventos – 2016, 2017, 2018, 2019

Workshops Vitral e Fusing – Espaço Jovem, Lagos – 2016-2019

Workshops de Vitral e Fusing para os alunos do 5º e 6º anos do Colégio do Bom Sucesso, Lisboa- 2017-2019

Workshop de Vitral – Projeto “Clubes” na Escola Paula Vicente, Lisboa, 2017

Workshop de Fusing – Jardim de Infância e 1º ciclo – Escola Moinhos do Restelo, Lisboa-2018

– Workshop de Fusing – Jardim de Infância e 1º ciclo- Escola de Caselas,  Lisboa -2018

– Workshop de Fusing –  Jardim de Infância de Belém, Lisboa -2018

– Workshop de Vitral e Fusing – Areeiro por ti- Junta de Freguesia do Areeiro, Lisboa – 2019; 2021

Como tenho trabalhado em diferentes lugares em Portugal, em 2020, decidi comprar uma auto-caravana e transformá-la numa oficina de vidro ambulante, de forma a poder organizar workshops em qualquer lugar, seja em museus, festivais, centros culturais , para particulares,  ao ar livre ou em espaços fechados.

Querem ver o que ando a fazer de momento? Espreitem a oficina de vidro no fb.

Se estiverem a pensar em criar uma decoração absolutamente extraordinária com uma peça artística de vidro, inscrevam-se gratuitamente neste encontro online de 20 minutos, poderemos partilhar e  explorar as melhores ideias para a vossa peça de sonho.