Paisagens Comuns – Residência Artística Transparências no Museu Conterporary da Quinta de Cruz

Em fevereiro de 2020, pouco antes do surto de coronavírus, organizámos um workshop de arte em vidro em colaboração com duas joalheiras portuguesas Alice Neva e Raquel Strecht.

A oficina contou com a participação de alunos da escola de arte e pessoas com deficiência – alas de AVISPT21 – Associação de Viseu de Portadores de Trissomia 21.

Durante o workshop, alunos das escolas de arte de Lisboa e Viseu observaram a natureza e a paisagem envolvente. Com base nisso, desenharam os seus trabalhos – um pendente em fusão e um trabalho feito na técnica de vitrais Tiffany.
Como o grupo era muito grande – 60 participantes, e o tempo era curto – apenas 2 dias, eles fizeram alguns trabalhos em subgrupos. Também graças a isso, eles puderam compartilhar sua criatividade e desenvolver em conjunto seus próprios projetos únicos.

A exposição resultante percorreu Portugal ao longo do ano e esteve exposta em vários espaços. Entre outros, nas escolas que participaram do projeto.


Graças ao grande empenho de todos os participantes do projeto, apesar do tempo muito curto, foram criados trabalhos criativos, de forma original, e por vezes abstrata, que ilustram a natureza envolvente.

Devido à pandemia, em outubro foi organizada uma exposição de obras criadas durante a residência, infelizmente fechada ao público – apenas com possibilidade de presença online. É uma pena que não tenha sido possível reunir novamente todos os participantes para a cerimónia de abertura da exposição.
Lamento muito que a pandemia não tenha nos permitido comemorar esse sucesso juntos – espero que nos encontremos novamente em outro projeto.

Se quiseres saber mais sobre a organização de oficinas de vidro para crianças e pessoas com deficiência – entre em contato comigo – eu lhe direi como é na prática.

.
Podes ver o processo nas fotos e vídeos abaixo:

38 / 5000

Preparação para exposição

Abertura da exposição

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.